Americas Society homenageia o presidente Luis Lacalle Pou e o empresário Rubens Ometto
Americas Society homenageia o presidente Luis Lacalle Pou e o empresário Rubens Ometto
O presidente do Uruguai e o empresário brasileiro receberam a insígnia de ouro e a medalha de ouro da Americas Society na festa da primavera de 2023.
Read in English. | Lea en español.
Nova York, 14 de junho de 2023—A Americas Society concedeu a Insígnia de Ouro ao Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e entregou a Medalha de Ouro ao empresário brasileiro Rubens Ometto Silveira Mello, Presidente dos Conselhos de Administração da Cosan, Raízen, Compass Gás e Energia, Comgás e Rumo.
Eles receberam os prêmios no 41º gala de primavera de 2023 da organização, realizada na terça-feira, 13 de junho, no Cipriani 25 Broadway, em Nova York.
“Cada um de nossos homenageados realizou muito e forneceu a liderança necessária em um mundo cada vez mais desafiador. Esta noite é particularmente importante porque estamos homenageando um líder do setor privado e um líder do setor público - destacando a necessidade de liderança e cooperação entre os setores público e privado como o caminho para o sucesso e a oportunidade”, disse a presidente e CEO da Americas Society/Council of the Americas (AS/COA), Susan Segal.
“Honramos o presidente Lacalle Pou com a mais alta honraria da organização por sua excelente liderança e visão do Uruguai. Em um momento em que nossa região enfrenta desafios incríveis, o Uruguai é um verdadeiro modelo de democracia e progresso econômico, não apenas para a América Latina, mas para o mundo”, disse o presidente do conselho de diretores da AS/COA e presidente e CEO da AES, Andrés Gluski.
"Sinto-me muito orgulhoso e honrado por estar com vocês esta noite", disse o presidente Lacalle Pou, após receber o prêmio, que disse ser para o povo uruguaio. O presidente também mencionou um acontecimento ocorrido em 1989, quando seu pai fazia campanha para a presidência do país e o povo aplaudia. "Minha mãe disse ao meu pai 'eles não te aplaudem pelo que você fez, mas pelo que eles acham que você vai fazer'. Então, estou honrado com este prêmio, pensando no que ainda podemos fazer."
Mello foi premiado com a Medalha de Ouro por sua destacada liderança como um dos líderes empresariais mais importantes e impactantes do Brasil e do Hemisfério, tornando-se um ator-chave na transição energética global, inovando constantemente e defendendo a sustentabilidade e a democracia ao longo de sua carreira.
“É uma honra estar aqui nesta casa fundada por este gigante, David Rockefeller, e que celebra a amizade entre os dois hemisférios do continente americano. Uma casa que promove os princípios do livre comércio, da iniciativa privada e da democracia—que são tão caros a nós brasileiros e a mim em particular”, disse Mello ao receber a Medalha de Ouro. “Hoje eu recebo esse reconhecimento com muita gratidão no coração, e muito amor pela minha família — que sempre me apoiou — e pelo meu time da Cosan, a minha segunda familia".
Os homenageados anteriores da Insígnia de Ouro incluem Michelle Bachelet, Fernando Henrique Cardoso, Mauricio Macri, Lenín Moreno e Iván Duque.
Os ganhadores anteriores da Medalha de Ouro, concedida pela primeira vez em 1977, incluem David Rockefeller, Miguel German Velasco, Cesar Alierta, Luis Almagro, Alexander P. Bulgheroni, Fernando Henrique Cardoso, Gustavo A. Cisneros, Carlos Cruz-Diez, Oscar de la Renta, Antonio of the Valley, Gina Ten Muddy, Jamie Dimon, Laurence D. Fink, Charles Fountains, Bruce Flatt, Henry Churches, Muhtar Kent, Andronicus Luksic, Thomas F. McLarty, III, Manuel Medina Mora, Luis Alberto Moreno, Stanley A. Motta , Peter Munk, Patricia Phelps of Cisneros, Brian J. Porter, William R. Rhodes, Luis Carlos Sarmiento Angle, Robert Egydio Setubal, Mario Vargas Llosa, Lawrence H. Zambrano, Ernesto Zedillo, Pilar Arosemena of German, Eduardo Eurnekian, Albert Bourla e Marcelo Clare.
Veja as fotos do evento. (Crédito: Paula Abreu Pita)