Americas Quarterly magazine cover

(Photo: Getty Images)

Share

Nova Americas Quarterly: O que as eleições nos EUA significam para a América Latina

A nova edição da revista explora o potencial impacto de outro mandato de Donald Trump ou Joe Biden na região.

Nova York, 16 de julho de 2024 — “A imigração, o tráfico de drogas, o nearshoring e o investimento em infraestrutura são questões importantes nesta eleição – e todas elas afetam a América Latina”, escrevem os editores da Americas Quarterly (AQ) na última edição da revista, que investiga o impacto que mais quatro anos do presidente Joe Biden ou do ex-presidente Donald Trump poderia ter na América Latina e no Caribe. Nesta edição especial, autores com experiência direta nas administrações Biden e Trump oferecem as suas perspetivas sobre o que um segundo mandato de ambos os candidatos poderá significar para a região.

Mauricio Claver-Carone, antigo alto funcionário da Casa Branca para a América Latina no governo de Donald Trump e presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento de 2020 a 2022, apresenta um argumento convincente sobre a "ligação inextricável entre a segurança nacional dos EUA e o crescimento econômico mútuo". Ele critica a administração Biden pela sua aparente falta de foco nas oportunidades de nearshoring no Hemisfério Ocidental. Claver-Carone defende um renascimento do programa de desenvolvimento econômico América Crece, enfatizando a importância dos países menores de elevado crescimento na região, ao mesmo tempo que alerta contra acordos comerciais com a China.

A opinião oposta é escrita por dois ex-funcionários do Conselho de Segurança Nacional e sócios fundadores da empresa de consultoria Dinámica Américas, Ricardo Zúñiga e Nicholas Zimmerman. Os autores fornecem uma análise abrangente dos esforços de Biden para restaurar a liderança e a confiança dos Estados Unidos na América Latina, incluindo a defesa da democracia no Brasil e na Guatemala e o combate ao crime organizado. Zúñiga e Zimmerman contrastam os esforços de Biden com os de Trump, uma vez que argumentam que Trump minou a posição de Washington e “empoderou os populistas” na região. Os autores enfatizam que o trabalho de Biden estabelece as bases para soluções duradouras para os desafios atuais, caso ele consiga outro mandato.

AQ também inclui a perspectiva de diferentes vozes da América Latina sobre as eleições presidenciais dos EUA, perguntando-lhes: Qual é a questão mais importante relacionada com a América Latina na qual o próximo presidente dos EUA deve se concentrar, independentemente de quem ganhe?

O ex-presidente da Colômbia, Iván Duque, acredita que a questão mais importante é o crescimento sustentável e a redução das disparidades sociais em toda a região. Entretanto, a ex-vice-presidente e ex-ministra dos Negócios Estrangeiros do Panamá, Isabel de Saint Malo de Alvarado, defende que o próximo presidente resolva a falta de oportunidades na região. Samuel Pérez, que serviu no Congresso da Guatemala, acredita que a questão mais importante gira em torno do combate aos grupos autoritários que se infiltram nas instituições públicas da América Latina.

Susan Segal argumenta que, independentemente de quem ganhe as eleições nos EUA, a próxima administração deve reforçar os seus laços com a América Latina e o Caribe para promover a prosperidade econômica, a segurança e a democracia.

Ainda nesta edição:

  • Rich Brown e Emilie Sweigart relatam os momentos mais importantes da relação entre os Estados Unidos e a América Latina sob os mandatos de Trump e Biden, através de linhas do tempo.
  • Robert Muggah e Katherine Aguirre apresentam dados sobre as taxas de homicídios na região, que mostram sinais de progresso em algumas cidades latino-americanas, enquanto parece haver motivos de preocupação em outras.
  • The Long View: Carlos A. Pérez Ricart escreve sobre uma reforma da década de 1940 no México que buscava tratar a dependência de drogas com dispensários regulamentados até ser interrompida devido à pressão dos Estados Unidos.

A edição completa está disponível em americasquarterly.org.

Veja o PDF.

Para solicitar entrevistas com os autores ou solicitar permissão de publicação, entre em contato com o departamento de assessoria de imprensa da AS/COA em mediarelations@as-coa.org