Brasília 2023: Sustentabilidade em Parceria
Brasília 2023: Sustentabilidade em Parceria
Autoridades dos setores público e privado discutiram iniciativas ambientais no Brasil.
Palestrantes:
- Alberto Raich, Gerente Geral, Kellogg Brazil
- Shannon Kellogg, Vice Presidente, Políticas Públicas, Amazon Web Services
- Mariana Lisbôa, Chefe Global de Assuntos Externos, Suzano
- Natalie Unterstell, Presidente, Instituto Talanoa
- Adalberto Felício Maluf Filho, Secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
- Joao Paulo Capobianco, Secretário Executivo, Ministerio do Meio Ambiente
Neste painel da 2023 Latin American Cities Conferences: Brasília, executivos do setor privado e o secretário nacional do meio ambiente urbano e qualidade ambiental, falaram sobre os avanços do Brasil no mercado de energia renovável e como o setor privado pode trabalhar junto com o governo. Shannon Kellogg, da Amazon Web Services, falou sobre a parceria da empresa com governos locais como o estado do Pará, investindo R$1.8 milhões em bolsas específicas para preservação da floresta, por exemplo.
Adalberto Felício Maluf Filho, do ministério do meio ambiente brasileiro, disse que o país fez grande progresso na última década e que hoje "25 por cento da energia que o Brasil gera é renovável", explicou, dizendo que o Brasil deve ser líder em hidrogênio verde. A moderadora Natalie Unterstell ressaltou que mesmo que o Brasil zere o desmatamento, isso não será suficiente para cumprir as metas do país do Acordo de Paris. Ela disse que este momento é "definidor pois não depende de uma só empresa ou governo," alertando que uma "colaboração radical" para a transição energética é necessária. Mariana Lisbôa, da Suzano, contou como a empresa criou outro empreendimento em conjunto com outras companhias brasileiras para preservar a floresta amazônica, mas que depende da regulamentação do mercado de carbono. Alberto Reich, da Kellog, salientou a escolha a importância da imclusão de pequenos produtores na cadeia produtiva da empresa.