WHN São Paulo: O Impacto da Agenda G20 na Participação das Mulheres no Mercado de Trabalho
WHN São Paulo: O Impacto da Agenda G20 na Participação das Mulheres no Mercado de Trabalho
Ana Fontes, Paula Bellizia, e Ingrid Barth se uniram à secretária executiva do Ministério das Mulheres para discutir o que está na pauta W20 este ano.
Painelistas:
• Maria Helena Guarezi, Secretária-Executiva, Ministério das Mulheres
• Ana Fontes, Chair, W20
• Paula Bellizia, Lider de Mulheres, Diversidade e Inclusão, B20
• Ingrid Barth, Chair, Startup 20
• Cecília Tornaghi, Jornalista e Senior Director, AS/COA (moderadora)
Com a presidência do Brasil no G20, e o ano inaugural do Grupo de Trabalho Empoderamento de Mulheres como parte do G20, a coordenadora do novo GT e líderes de grupos de engajamento se reuniram na conferência da Women's Hemispheric Network da AS/COA em São Paulo para contar sobre suas propostas. Elas discutiram políticas de incentivo que promovam a equidade e igualdade de gênero nas diferentes áreas da sociedade e explicaram como o Brasil está inovando a pauta da reunião multilateral que vai acontecer no país em novembro deste ano.
Ana Fontes, chair do W20, disse que o Brasil foi o primeiro país a introduzir a economia do cuidado e a justiça climática na pauta do G20. "Quando você fala de emergências climáticas, elas atingem mais fortemente as mulheres e as pessoas mais vulneráveis, olhando para o Brasil são as mulheres e as pessoas negras." A coordenadora do novo Grupo de Trabalho, Secretaria Maria Helena Guarezi mencionou os desafios que a agenda procura discutir, incluindo o enfrentamento à violência contras as mulheres em todas as suas formas. A Secretaria lembrou ainda o cálculo do Banco Mundial de que o PIB mundial aumentaria em 20%, caso homens e mulheres tivessem participação igualitária no mercado de trabalho.