Share

Adiamento da visita de Dilma impõe ‘alto custo político’ para EUA

By Pablo Uchoa

Eric Farnsworth da AS/COA explica se o adiamento da visita da Presidenta Dilma Rousseff a Washington terá implicações políticas para o Brasil.

O adiamento da visita que a presidente Dilma Rousseff faria a Washington é possivelmente o mais alto custo político que os Estados Unidos tiveram de pagar até agora pelas revelações de espionagem contra a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês).

Se por um lado a presidente corre o risco de despertar em Washington ecos do estereótipo do líder latino-americano populista e nacionalista, por outro é o governo do presidente Barack Obama que terá de lidar com a incômoda realidade de que as acusações ameaçam, sim, relações com aliados que considera estratégicos....

Dilma se encontrava sob pressão política em direções opostas. A possibilidade mais arriscada para a presidente, acreditam analistas, era que novas revelações de espionagem americanas fossem divulgadas justamente quando ela estivesse em visita a Washington, propagandeando as "relações estratégicas" de Brasil e EUA.

Para a líder que vem se recuperando de uma queda circunstancial nas pesquisas de opinião, o risco de ter a imagem arranhada junto aos americanos pode ter-lhe parecido um mal menor.

Custos políticos

Os custos políticos para a presidente ainda não estão claros. O vice-presidente do Conselho das Américas (COA), Eric Farnsworth, que já passou pelo escritório da Casa Branca para as Américas, disse que "Washington tem uma memória comprida para essas coisas"....

Ler o artigo completo aquí.

Related

Explore