Brian Winter na CNN Brasil, sobre as eleições legislativas nos Estados Unidos
Brian Winter na CNN Brasil, sobre as eleições legislativas nos Estados Unidos
"Tem estudos que mostram que, historicamente, ter um governo dividido é bom para a economia do país", diz o vice-presidente de política da AS/COA ao WW.
O jornalista William Waack, do programa WW da CNN Brasil, entrevistou o vice-presidente de política da Americas Society/Council of the Americas, Brian Winter, sobre o cenário que se desenha para o Congresso americano.
"Faltam dias para essa eleição e a cada dia sabemos menos. Tem pesquisas, o que você quiser, mas agora é só votar, porque a situação é realmente confusa. Parece que, como você falou, vamos ter um governo dividido. E o mais provável é que os democratas tomem controle da câmara baixa e que os republicanos tomem controle do Senado", afirmou Winter. “Não seria talvez o pior resultado, tem inclusive estudos que mostram que historicamente ter um governo dividido é bom para a economia do país, é bom para os mercados também, porque nenhum partido tem controle absoluto".
Winter disse que, na prática, há um grande diferencial entre algumas campanhas a nível local e a nível nacional.
"Tem um caso por exemplo do Arizona, onde a candidata para o Senado, republicana, está perdendo por uma margem importante mas o Trump está ganhando a nível presidencial. En alguns casos, porque tem candidatos problemáticos como ela, Kary Lake, ou como o Ted Cruz, outro Republicano no Texas, o meu estado, que é um estado muito vermelho (vermelho para nós [nos Estados Unidos]), que é Republicano. Ele, por questões pessoais, tem muitas pessoas que não gostam muito dele, e tem também o candidato democrata que é um ex-jogador de futebol americano, que talvez tenha chance. Isso é, de certa forma, um bom sinal porque mostra que você tem um eleitor informado, que está pensando bem não só no partido e sim na figura [do candidato]. Mas [essa diferença] acrescenta um pouco mais a esse ambiente de confusão", explicou Winter.